
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur desde cedo acompanhou a carreira da mãe, Denise Dourado, diretora de arte e produtora cultural, e de seu pai, o renomado iluminador Juarez Farinon, fundador de uma das empresas pioneiras no ramo de iluminação cênica no Brasil, a Companhia da Luz.
Começou sua carreira aos 16 anos, participando de diversos trabalhos como técnico de iluminação. Seu primeiro trabalho foi no show dos Rolling Stones, na praia de Copacabana, em 2006, ao lado da equipe da Companhia da Luz. Desde então, apaixonou-se pelo ramo e iniciou sua trajetória na profissão, participando de diversas montagens de iluminação junto ao time da Companhia da Luz.
Aos 18 anos, quando começou a trabalhar em tempo integral na Companhia da Luz, o profissional passou a estudar as novas tecnologias de iluminação da época, como a console alemã GrandMA 1. Com o domínio dessas tecnologias, Arthur passou a auxiliar grandes iluminadores, sendo responsável pela programação e operação de luz de importantes trabalhos, como a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas e a turnê mundial “Ária”, de Djavan.
Com o tempo, o iluminador passou a assinar seus próprios projetos de criação de luz. Hoje em dia, Arthur coleciona diversos shows e turnês para renomados artistas nacionais, com destaque para Milton Nascimento, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Tribalistas, Los Hermanos, Emicida, Maria Rita, Fernanda Abreu, Barão Vermelho, Rubel, Daniela Mercury, Moska, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, além de renomados artistas internacionais, como Joss Stone, Ziggy Marley, The Wailers, America, Chris Cornell, Morcheeba, Kimbra, entre outros.
Além dos shows e turnês, por onde já atravessou mais de quatro continentes executando sua arte, o iluminador foi responsável também pela concepção de luz de diversos outros trabalhos, como a filial carioca do mais famoso jazz club do mundo, o Blue Note; o maior evento corporativo de marketing da América Latina, Rio2C (2018); grandes festivais como o Festival Coala (2020), Festival Tim Urbanamente (2017), Festival de Música de Alegre (2009 e 2012), Copa Fest (2012 e 2013); além de grandes eventos como Game Music Brasil (2011), Red Bull Na Batida (2013), Prêmio Shell de Teatro (2016), entre outros.
Ao longo da carreira, Arthur passou a trabalhar sua luz para diversas apresentações com captação de vídeo, sempre focado no mercado áudio visual. Esse desafio fez com que o iluminador se especializasse na área através de cursos de especialização e colaboração com profissionais da área. Hoje em dia, o profissional já assinou o projeto de iluminação de mais de mais de 30 gravações de DVD e assinou a direção de fotografia de diversos programas de televisão, especiais musicais, transmissões ao vivo, entre outros.
Atualmente, Arthur é sócio diretor da Companhia da Luz junto com seu pai, Juarez Farinon, e seu irmão, Gabriel Farinon. A Companhia da Luz é uma das principais fornecedoras de equipamentos de iluminação, suporte local, logística e mão de obra em todo o Brasil. Em mais de 30 anos de atividade, a empresa trabalha com as maiores casas de espetáculos, teatros, produtoras culturais, empresas e todos os tipos de eventos em geral. Arthur foi responsável pela coordenação técnica de grande eventos iluminados pela Companhia da Luz nos últimos anos, como as turnês nacionais dos artistas Oasis, Guns N´Roses, The Chemical Brothers, Norah Jones, Dream Theater, Slash, Noel Gallagher, Rick Martin, Morrissey, Blue Man Group, a companhia de dança americana Momix, além de festivais como o Rio Verão Festival 2012 e o Rock in Rio IV (2011), V (2013) e VI (2015). Arthur também coordenou a iluminação de grandes eventos como o Fifa Fan Fest, na Copa do Mundo do Brasil de 2014, a Casa da Holanda, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.
Projetos Cênicos
Através de diversos softwares e hardwares, é possível idealizar todo o projeto virtualmente com antecedência, a fim de conceber a identidade visual do mesmo. Além do desenho de iluminação, é possível reproduzir virtualmente todo o desenho do espaço e seus elementos visuais, como cenografia e vídeo. Com essas ferramentas, o cliente pode participar de todo o processo de criação do projeto, facilitando assim todo a logística de pré produção necessária para a criação do mesmo. É possível também sincronizar todos os elementos visuais através de timecode com antecedência, criando assim um espectáculo preciso e grandioso.






